http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/1483511.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5328002.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/9543243.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/2672794.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5706125.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5637346.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/6213337.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/6028008.jpg http://www.sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/9125619.jpg

Boa Vista

 

Área 620 Km2
População 9.162
Maior centro urbanoCidade de Sal Rei
MunicípiosBoa Vista
GrupoBarlavento
Pluviosidade
75mm / 120mm
Temperatura média anual
24º / 25º
Elevação máxima387m, Monte Estância
 Freguesias

 Santa Isabel e S.João Baptista

 Povoações

 

Rabil, Estância de Baixo, Bofareira, Cabeça dos Tarafes, Fundo das Figueiras, João Galego, Povoação Velha

 

Coordenadas15° 58' N e 16° 13' N
22° 40' W e 22° 58' W

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Português (Brasil)English (United Kingdom)

Geografia

A ilha da Boa Vista, a mais oriental das ilhas de Cabo Verde, distando cerca de 500 km da costa africana, é a terceira ilha do arquipélago em dimensão, com uma superfície de 620 km2. Possui uma forma quase circular, e uma grande predominância de praias, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste. Este facto, associado às áreas de interesse ambiental, localizadas desde a costa Norte à costa Sudeste, confere-lhe um enorme potencial turístico. 
A pluviosidade é normalmente muito reduzida, entre 75 mm e pouco mais de 120 mm. As temperaturas médias anuais são de 24 a 25 ºC. Os ventos sopram com relativa intensidade durante todo o ano, sofrendo uma ligeira diminuição durante o verão. A humidade relativa média desce raramente abaixo de 60% e situa-se na maior parte do tempo entre os 70 e os 90%. as terras baixas, limitando-se o sistema montanhoso a pequenas colinas, sendo o ponto mais alto o Monte Estancia, com 387 metros de altitude. As dunas podem atingir vários metros de altura, e pelo seu elevado valor paisagístico e ecológico, desempenham uma função primordial na protecção e conservação da costa, com um importante papel contra a erosão das praias, funcionando como reserva de areia para a protecção destas. 
A parte oriental da ilha é caracterizada por uma grande concentração de recursos naturais, como sejam populações reprodutoras de tartarugas marinhas, colónias de aves marinhas, campos de dunas, zonas húmidas e fauna associada, colónias de corais, espécies singulares de peixes, ninhos de guincho, espécies raras de aves e árvores milenárias, como calabaceira, figueira-brava e amendoeira, conferindo à ilha um enorme valor ecológico.
Os fortes ventos alísios que sopram do nordeste, criam um corredor de areia que atravessa praticamente toda a zona oeste pelo que predominam, nesta zona e no sudoeste da ilha, terras baixas e extensos areais. A parte oeste da ilha está vocacionada para turismo convencional, e a leste, para os valores ambientais. É na parte oeste que se encontram as ZDTI. 

Demografia

Segundo o Censo de 2010, a população da ilha é de 9.162 habitantes, e destes, cerca de 41% é população rural, embora esta não viva da agricultura. Dada a extensão da ilha (é a terceira maior ilha em extensão), a densidade populacional é extremamente baixa. 

Existe uma maioria de população masculina na ilha (59,2%) devido à emigração feminina, em particular para Itália. A população entre os 15 e os 64 anos representa 71,4% do total, com os menores de 15 anos a constituírem 22,6% dos residentes. A taxa de actividade é de 78,9% e a taxa de desemprego em 2010 cifrava-se em 5,7%.

Potencialidades e aptidões turísticas

As características geográficas gerais da ilha da Boa Vista em que ressaltam as praias extensas e muito adequadas à prática balnear, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste (à excepção da ZDTI do Morro de Areia que apresenta uma costa rochosa com uma zona marítima de concentração de tubarões em certas épocas) e a possibilidade de articulação e complementaridade das áreas de interesse ambiental, que ocupam a frente oposta da ilha desde a costa Norte à costa Sudeste, conferem-lhe um perfil potencial dominante de “turismo balnear familiar” com uma importante componente de “turismo ambiental”.
A componente ambiental que, de acordo com o princípio da protecção activa, deverá ter associada alguma capacidade de alojamento, assume uma atractividade própria, face ao crescente interesse nos temas ambientais. Para além disso a componente ambiental terá um papel valorizador e enriquecedor da experiência oferecida ao turismo balnear convencional.
 

Contactos

Tel:  +238 251 9200

Fax: +238 251 1615

info@sdtibm.cv

Comunicações SDTIBM